Contacte-nos: 253457170 - 914981746 Av. da Granja, 97, 4820-117 Fafe

JOSÉ MARINHO

      • Nascido a 31 de Julho de 1951, na freguesia de Silvares S, Martinho, concelho de Fafe

      • 5º Dan (Godan) Karate Shotokan SKIF

      • 1º Dan de Judo

      • Fundador, Diretor Técnico e associado nº 1 da Associação de Karate de Fafe, que comemora este ano de 2018, 40 anos de existência

      • Fundador da Associação Soshinkai Karate de Vizela

      • Treinador Nível II, Cédula Profissional emitida pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude)

      • Instrutor e examinador SKI-P

      • Arbitro Internacional SKI – Shotokan Karate Internacional Arbitro Internacional nos Campeonatos do Mundo: México 1994, Itália 1997, Japão 2006, Grécia 2009; nos campeonatos da Europa Shefield 1998, Sardenha 2007, Dinamarca 1996, entre outros torneios internacionais.

      • Arbitro Nacional da  SKI-P  e  da  FNK-P

      • 50 anos de Prática de Karate Shotokan, associado nº 16

      • Tem como missão o ensino e divulgação do Karate Shotokan, para todos e para todas as idades, com o objetivo de formar homens e mulheres condignos e respeitadores, contribuindo para a comunidade local.

Vindo de uma prática de Boxe e de Judo no Futebol Clube do Porto, com uma dezena de anos o Sensei José Marinho sempre fascinado pelas Artes Marciais, abraçou o Karate, inicialmente, Viet-Vo-Dao e por último Karate Shotokan, sempre cultivou a ideia de abrir um Dojo na sua terra natal. Vindo a concretizá-la uns anos depois.

Imbuído do espirito do associativismo, e orgulhoso de Fafe e das suas gentes, deu os seus primeiros passos no Retiro, mudando pouco tempo depois para os Bombeiros, seguidamente para os anexos da Casa da Cultura depois ex-escola Montelongo, e por último estabeleceu a sua escola na Av. da Granja, nº 97. A Associação de Karate de Fafe, enquanto, Academia de Karate de Fafe foi fundada em 1978 e está filiada na Shotokan Karate Internacional – Portugal (SKI-P organização pioneira das artes marciais em Portugal com um historial de mais de 50 anos, sendo a associação mais antiga do país, na Federação Nacional de Karate Portugal (F.N.K.-P) e na Federação Internacional de Karate Shotokan (SKIF).

Como era seu desejo, a 1 de Agosto de 2007, a Academia de Karate de Fafe, autonomizou-se, constituindo a Associação de Karate de Fafe, publicada na Série II do Diário da República a 12 de Outubro de 2007.

 

O Sensei José Marinho fez nascer o Karate em Fafe e ao longo dos seus 40 anos de existência, centenas de praticantes procuraram o Dojo da AKFafe para a sua iniciação nas Artes Marciais. Pelas suas mãos se formaram centenas e centenas de bons homens e mulheres: instrutores, competidores, árbitros, dirigentes, praticantes de todas as faixas etárias e familiares aficionados que levam a além-fronteiras, a cidade de Fafe, o bom-nome da AKFafe, a paixão e o fascínio que esta modalidade lhes desperta.

Homem carismático e visionário, manteve-se sempre atualizado. O seu espirito inovador, tanto na tipologia, como nos métodos de treino, resultaram na criação diversos campeões e instrutores de grande nível, mantendo a sua escola nos primeiros lugares do ranking nacional ao longo de todos estes anos. Detentor de um curriculum desportivo invejável com centenas de troféus conquistados, quer a nível nacional, quer por individuais, quer por equipas, nas modalidades de Kata (Técnica) e Kumite (Combate) – títulos regionais e nacionais por individuais e por equipas, quer a nível internacional. Conquista de 4 taças de Portugal (competição só por equipas)

Em termos Internacionais foram os seguintes os títulos mais relevantes:

Sónia Marinho em seniores feminino

Vice campeã do Mundo em Kumite individual  em Iltalia 1997

4 lugar em Kata individual no Campeonato do Mundo no Japão em 2006

1 lugar open internacional de Santander em Kumite individual em 1997

1 lugar no Open Internacional do Porto em kumite individual 1998

1 lugar no Open Internacional da Eslovênia em 1998.

No Campeonato da Europa na Sardenha, em 2007, 4 lugar em Kumite equipas seniores masculino, constituída pela equipa: Jorge Gomes, Dinis Pires, Paulo Cunha, Ricardo Gonçalves, Nuno Gonçalves e Hugo Cunha.

No Campeonato da Europa  da SKIEF  que  teve  lugar  em Hradec Kralove (Republica Checa)  nos  dias  19  a  21  de Maio  2017

KATA  INDIVIDUAL:

Andreia  Rodrigues  –  Vice-Campeã  da Europa  S.K.I.E.F  |  14/15  feminino;

Maurício  Domingues  – Bronze  |  16/17  masculino;

Margarida  Martins  –  4o  Lugar  |  14/15 feminino.

KUMITE  INDIVIDUAL: 

Andreia  Rodrigues  –  4o  Lugar  |  14/15 feminino;

Maurício  Domingues  –  16/17-  7º  lugar

Pedro  Loureiro  –  6º  lugar  –  Senior  Masculino  +75kg.

Na  competição as  provas  de  equipas  a  fechar  esta  edição  do  Campeonato  da  Europa da  S.K.I.E.F.,  com  chave  de  Ouro-  Andreia  Rodrigues,  Eliana  Dias e  Rafaela  Lopes  –  Campeãs  da  Europa  da  S.K.I.E.F.  |  Kata  Equipa Cadetes  e

Andreia  Rodrigues,  Eliana  Dias  e  Rafaela  Lopes  – Campeãs  da Europa  da S.K.I.E.F.  |  Kumite  Equipa Cadetes.

Mais recentemente, na Ruse Cup Eslovênia 2018

Lista de resultados das AKFafenses:

Kata Fem 10-12 anos: 1º – Gabriela Durães

Kata Fem 12-14 anos:

1º – Andreia Rodrigues

2º – Gabriela Durães

3º – Margarida Martins

Kata Fem 13-17 anos:

1º – Andreia Rodrigues

3º – Margarida Martins

Kumite fem 10- 12 anos: 1º – Gabriela Durães

Kumite fem 12-14 anos: 1º – Margarida Martins

Kumite fem 13-17 anos:

1º – Margarida Martins

2º – Andreia Rodrigues

Para além dos resultados desportivos a AKFafe, ao longo destes anos  tem tido a honra de ser visitada por mestres de renome internacional, Kancho Kanazawa, Shihan Koga, Shihan Kawazoi, Shihan Nagai, Shihan Tanaka, bem como, pelo Shihan Mário Águas, Sensei Alberto Mesquita, Sensei Fernando Mota.

Mas sem dúvida alguma, tivemos em 2005, a maior honra de receber na nossa modesta associação, a visita de Kancho Kanazawa, 10º Dan, marco indelével, considerado a nível internacional a “Lenda Viva do Karate Shotokan”.

Reconhecido por todos dos seus pares e humilde no desempenho das suas funções, o Sensei José Marinho, pelo seu cunho foram criados campeões no desporto e na vida e sempre fez brilhar os seus alunos nos êxitos pessoais, sendo considerado o “Homem por detrás das cortinas”.

Para culminar as comemorações dos 40 anos de Karate em Fafe, a AKFafe organiza o Torneio Regional Norte da Shotokan Karate Internacional Portugal, em homenagem ao saudoso Sensei José Marinho, a 17 de Março de 2018, em Fafe.

Deixa-nos cedo de mais, mas com um grande orgulho.

O caminho, faz-se caminhando e o seu legado caminhará por si, pelos teus sucessores.

Obrigada Sensei José Marinho, mestre, mentor. És e sempre serás o nosso percursor, mentor e exemplo!

Lenda do Karate nacional!

Oss!